Cursos 2018




[OF 01/18] ARQUIVOS DE INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
INSCRIÇÕES ABERTAS!
Data: 10 de novembro de 2018 (sábado).
Horário: das 08:00 às 17:00
Local: Laboratório de Sistemas de Informação Digital (LABSID)
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas – ED VI – Sala 609.
Universidade Federal do Espírito Santo
Av. Fernando Ferrari, 514, Campus Universitário de Goiabeiras
CEP 29075-910, Vitória (ES)
Vagas: 30. 


Docente: MARGARETE FARIAS DE MORAES. Professora do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espirito Santo. Tem experiência em docência e organização de centros de documentação, arquivos médicos e administrativos, com ênfase no planejamento e gestão arquivística. Tem como campos de investigação a história, a educação e o gerenciamento de informação na área de saúde.

OBJETIVO: Este curso tem como objetivo instrumentalizar profissionais da área ou interessados a organizar e gerenciar Arquivos Médicos, visando a perfeita recuperação das informações necessárias tanto para continuidade do tratamento do paciente como para elaboração de pesquisa e outros.


SÍNTESE DO PROGRAMA: 
INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE DOCUMENTO; PRONTUÁRIO MÉDICO – PM: Histórico, Conceito, Fases, Importância, Aspectos legais, Composição e conteúdo, Suporte 3 ARQUIVO MÉDICO – AM: Funções básicas, Planejamento, Organização e funcionamento (localização, espaço, recursos, etc). Sistemas de arquivamento. PADRÕES DE QUALIDADE RECONHECIDOS APLICÁVEIS AO SAME: ISO 9001:2000, Acreditação Nacional e Internacional.
 INVESTIMENTO: 
Profissional
Estudante**
Empenho***
Associados AARQES*
R$ 100,00
R$ 50,00
R$ 100,00
Não associados
R$ 130,00
R$ 65,00
R$ 130,00
(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para aarqes@gmail.com cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.
(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.
(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail aarqes.eventos@gmail.com.

 INCLUSOS:
·         Certificado de participação.
·         Cópia PDF dos slides usados.
·         Acesso ao material eletrônico usado para apoio no treinamento.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

FORMULÁRIO PARA A INSCRIÇÃO CLIQUE AQUI!

1.    Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas do Estado do Espírito Santo no formulário. Acesse o formulário e faça seu cadastro CLICANDO AQUI.
2.    Após realizar seu cadastro realize o depósito em nome da Associação do Estado do Espírito Santo Dados Bancários: Caixa Econômica Federal. Agencia 0662 (UFES) Operação: 013 (Poupança) Conta: 13191-3. Beneficiário: Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo. (07.786.595/0001-00)
3.    Envie o comprovante bancário com nome completo e telefone de contato para aarqes.eventos@gmail.com.
4.    “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.
____________________________________________________________________

[OF 02/18] Digitalização em Lote de Imagens de Documentos
INSCRIÇÕES ABERTAS!
Data: 08 de dezembro de 2018 (sábado).
Horário: das 08:00 às 17:00
Local: Laboratório de Sistemas de Informação Digital (LABSID)
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas – ED VI – Sala 609.
Universidade Federal do Espírito Santo
Av. Fernando Ferrari, 514, Campus Universitário de Goiabeiras
CEP 29075-910, Vitória (ES)
Vagas: 15. 

Docente: ROQUEMAR BALDAM. Doutorado em Engenharia de Produção. Tem experiência prática na implantação em organizações Privadas e Públicas, nas áreas de Pesquisa, Processos, Projetos, Gerenciamento Eletrônico de Informação, Gestão do Conhecimento, Ferramentas para racionalização do trabalho. Certificado PMP (Project Management Professional), CBPP (Certified Business Process Professional) e CDIA+ (Certified Document Imaging Architect+). Gestor Regional da ABPMP Brasil.

OBJETIVO: Permitir aos participantes uma experimentação pragmática e funcional de Captação de Imagens via Digitalização  tendo chance de discutir, interagir e aplicar o conhecimento em um projeto de Digitalização completo.
SÍNTESE DO PROGRAMA: 
Tipos de conteúdo a serem captados. Captação e melhoria de imagens de conteúdos. Reconhecimento de padrões em imagens (OCR, BCR, OMR, etc.). Captação avançada de conteúdos digitalizados ou IDR (Intelligent Document Recognition). Assinatura e certificado digital em conteúdos e transações eletrônicas. Indexação de conteúdos,  metadados e taxonomia. Importação/indexação manual de conteúdos em pastas do Windows Explorer. Importação automática de lotes de conteúdos. Funcionalidades adicionais de captação de conteúdos. Digitalização direta por interface do ECM. Gerar código de barras para folhas de capa de processos ou conteúdos. Reconhecimento de texto em lotes de documentos importados / captados. Segmentador de arquivos de imagem. Interface de digitalização customizada para contato com clientes. Ocultar partes sensíveis de documentos. Impressora virtual. Captação de assinaturas via interface para Signature Pad (captação de assinaturas cursivas). Captação de assinaturas cursivas via software na nuvem. Projeto típico de um Bureau de digitalização. 

INVESTIMENTO: 
Profissional
Estudante**
Empenho***
Associados AARQES*
R$ 100,00
R$ 50,00
R$ 100,00
Não associados
R$ 130,00
R$ 65,00
R$ 130,00
(*) Para ter direito ao desconto, os associados devem enviar para aarqes@gmail.com cópia do comprovante de pagamento da anuidade vigente (referente ao ano 2018) ou solicitar boleto para pagamento.
(**) A categoria “estudante” se aplica apenas a alunos regularmente matriculados em cursos técnicos (ensino médio) e de graduação. Alunos de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) devem se inscrever na categoria “profissional”. No ato da inscrição, é preciso anexar cópia do atestado de matrícula no sistema.  O desconto para estudantes não é válido para pagamento por empenho.
(***) O desconto oferecido para associados será aplicado apenas para instituições em dia com a anuidade vigente (referente ao ano 2018). Antes de realizar a inscrição, entrar em contato com o e-mail aarqes.eventos@gmail.com.

INCLUSOS:
·         Certificado de participação.
·         Cópia PDF dos slides usados.
·         Acesso ao material eletrônico usado para apoio no treinamento.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE – INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

FORMULÁRIO PARA A INSCRIÇÃO CLIQUE AQUI!

1.    Faça o cadastro no site da Associação de Arquivistas do Estado do Espírito Santo no formulário. Acesse o formulário e faça seu cadastro CLICANDO AQUI.
2.    Após realizar seu cadastro realize o depósito em nome da Associação do Estado do Espírito Santo Dados Bancários: Caixa Econômica Federal. Agencia 0662 (UFES) Operação: 013 (Poupança) Conta: 13191-3. Beneficiário: Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo. (07.786.595/0001-00)
3.    Envie o comprovante bancário com nome completo e telefone de contato para aarqes.eventos@gmail.com.
4.    “Estudantes” devem anexar o comprovante de matrícula no sistema durante o processo de inscrição.