A) promover a defesa dos interesses dos profissionais;
B) incrementar estudos para melhorar o nível técnico e
cultural dos profissionais de arquivo;
C) cooperar com os órgãos governamentais e entidades
nacionais e internacionais, públicas e privadas, no que se relacione com
arquivos;
D) promover a valorização, com aperfeiçoamento e a
difusão do trabalho arquivístico, por meio de estudos, congressos, cursos,
seminários e outras atividades;
E) estabelecer intercâmbio com associações congêneres;
F) colaborar com Arquivo Nacional, com os arquivos
estaduais e municipais, no desenvolvimento de políticas de arquivo.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Instituições públicas, privadas, Ongs, Arquivos Especiais
e Especializados que necessitem de Gestão de Documentos, Informação e
Conhecimento.
ATIVIDADES
1. GESTÃO DE PROJETOS EM ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS
O Arquivista compreende e elabora os fluxos dos processos
de produção documental, investiga a sua correta utilização, padroniza
procedimentos, avalia e cria instrumentos de destinação dos documentos. Esse
profissional está capacitado a organizar informações transformando-as em
conhecimento para diversos suportes.
2. CAPACITAÇÃO E EDUCAÇÃO CONTINUADA
Promoção, participação de eventos nas áreas
correlacionadas. Divulgação da associação.
3. PESQUISAS HISTÓRICAS
A equipe realiza trabalho de consultoria e pesquisa
histórica para empresas, instituições governamentais e ONG's. O material a ser
produzido segue as necessidades do cliente. O formato final da pesquisa pode
ser um livro, revista, documentário em vídeo, website, entre outros.