* Ao
participar de qualquer atividade, encontrar apenas falhas no trabalho de quem
está lutando para acertar.
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Nunca aceitar uma incumbência, pois é mais fácil criticar do que fazer.
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Quando a diretoria solicitar sua opinião, dizer que não tem nada para falar, e
depois falar tudo o que vem na cabeça para outras pessoas.
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Fazer apenas o absolutamente necessário e, quando outros fizerem algo a mais,
dizer que a associação é dominada por um grupinho.
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Não ler as comunicações da associação, alegando que elas não trazem nada de
interessante ou dizer que não as recebeu.
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Caso seja convidado para algum cargo eletivo, dizer que não tem tempo e depois
afirmar que há pessoas que não querem largar o poder.
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Quando houver qualquer divergência na diretoria, optar logo por um lado e criar
toda ordem de fofoca.
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Sugerir, insistir e cobrir a realização de eventos pela associação, mas não
participar deles. Depois dizer que havia pouca gente presente.
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Não preencher nenhum questionário da associação, quando ela solicitar
sugestões. Caso a diretoria não adivinhe suas expectativas, chamá-la de
ignorante e incompetente.
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Negociar em particular fora da associação.
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Nunca procurar trazer novos contratos para a associação.
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Falar mal da associação sempre que tiver oportunidade e com o maior número
possível de pessoas dentro e fora dela.
Fonte:
VEIGA, Sandra Mayrink. Associações: como constituir sociedades sem fins
lucrativos. Rio de Janeiro: DP&A: Fase, 2001.