sexta-feira, 3 de junho de 2016

Nova Diretoria da AARQES

Foi eleita no dia 23 de maio de 2016, em reunião ordinária, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, na Universidade Federal do Espírito Santo, a nova diretoria da Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo para o biênio 2016-2018.



Em assembleia ordinária a Chapa “Arquivo Vivo” foi eleita por unanimidade e tem entre outros desafios atualizar a documentação da entidade e trabalhar para a visibilidade do profissional arquivista e as instituições custodiadoras de acervos arquivísticos.


Juliana Simonato - Presidente
 André Malverdes - Vice-Presidente
 Anderson Gomes Barbosa - 1ª Secretário
 Michel Caldeira de Souza - 2º Secretário
 Flávio Otone - 1ª Tesoureiro
 Stela Craus - 2º Tesoureira
 Conselho Fiscal
Diovani Favoreto - Titular Presidente
 Deivison Costa - Membro Titular
Eduardo Luiz dos Santo - Membro Titular

Diretrizes da Gestão “Arquivo Vivo”

· Transparência e impessoalidade;
· Reestruturação de uma AARQES sólida e representativa dos interesses dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo.

Diretrizes de Governança
· Valorização constante do Arquivista;
· Promoção da integração dos profissionais associados;
· Promoção da integração da AARQES com associações do cenário nacional e internacional através do FNARQ-Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil.
· Ampliação da difusão das políticas de arquivo;
· Promoção da educação profissional continuada e aperfeiçoamento técnico x científico;
· Promoção da difusão de consultorias e vagas disponíveis aos associados;
· Ocupação dos espaços públicos de representação, nos conselhos das esferas públicas para dar voz e visibilidade ao Arquivista;
· Ocupação espaços junto às entidades que representam os ideais da arquivologia e do arquivista.

Ações Previstas
· Ampliação da Parceria AARQES x UFES x EJARQ;
· Ampliação da Parceria AARQES x AAPES;
· Manutenção da AARQES como membro ativo da FNARQ;
· Apoiar a realização do VII Congresso Nacional de Arquivologia;
· Inferir no diálogo entre as demais Associações do cenário nacional e internacional;
· Reativação do site;
· Divulgação no site dos balancetes e relatórios da gestão semestralmente;
· Ampliação do uso de ferramentas de mídia;
· Criação de biblioteca técnica virtual;
· Criação do observatório de editais;
· Revisão e publicitação da tabela salarial AARQES;
· Criação do Banco de Currículos dos Associados;
· Criação de Calendário Fixo de Atividades da AARQES
· Promoção de cursos, palestras e/ou encontros para o 1º e 2º semestres de 2016/2017;
· Elaboração de planejamento de evento comemorativo dos 15 anos da AARQES;