terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Curso Básico de Capacitação em Gestão de Documentos

O Arquivo Nacional promoverá, de 13 a 17 de março de 2017, o Curso Básico de Capacitação em Gestão de Documentos - Módulos I, II e III, ministrado por técnicos da Coordenação-Geral de Gestão de Documentos (COGED). O curso tem como objetivo capacitar integrantes do SIGA a identificarem os documentos arquivísticos, em qualquer suporte, produzidos na sua instituição, bem como apresentar noções básicas de como realizar a gestão arquivística e a preservação dos documentos.
Data de realização: De 13 a 17 de março de 2017.Local: Miniauditório do Arquivo Nacional – Praça da República, 173 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Número de vagas: 50
Custo: gratuito
Carga horária: 31 horas (início às 9h)
Público-alvo: Servidores dos Órgãos e Entidades integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da Administração Pública Federal, aos que desenvolvem atividades ligadas à gestão de documentos de arquivo.
ATENÇÃOAs inscrições dos servidores deverão ser realizadas, exclusivamente, por meio do sítio eletrônico do SIGA, em <www.siga.arquivonacional.gov.br>. 
Os candidatos deverão estar previamente cadastrados no Cadastro Nacional de Integrantes do SIGA. A homologação da inscrição dependerá de análise dos técnicos da COGED, avaliando o número de candidatos inscritos e as vagas disponíveis (serão disponibilizadas no máximo três vagas por órgão ou entidade), bem como os seus respectivos perfis técnicos.
Período para inscrições: 13 a 17 de fevereiro de 2017

Divulgação das inscrições homologadas:
 22 de fevereiro de 2017.
Em caso de dúvidas, informações com a Srª. Vanessa Rodrigues - tel. (21) 2179-1248 / vanessa.rodrigues@arquivonacional.gov.br.
Conteúdo programático do Curso:
Módulo I
Noções Básicas de Arquivo
- Princípios arquivísticos; - Teoria das três idades; - Conceituação e caracterização dos documentos de arquivo: características, gênero, espécie, tipo e natureza do assunto; - Conceituação e caracterização dos arquivos.
Módulo II
Gestão de Documentos
- Conceito, objetivos, fases e níveis de aplicação; - Classificação de documentos de arquivo: conceito, objetivos, código de classificação de documentos de arquivo das atividades-meio e fim, procedimentos para classificação de documentos de arquivo; - Avaliação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo: conceito, objetivos da avaliação, Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), tabela de temporalidade e destinação de documentos das atividades-meio (prazo de guarda e destinação final: guarda permanente e eliminação de documentos de arquivo), elaboração de listagem de eliminação de documentos, edital de ciência e termo de eliminação de documentos; - Recolhimento ao Arquivo Nacional: procedimentos arquivísticos, procedimentos de conservação preventiva e termo de recolhimento; - Levantamento da produção documental.
Módulo IIIDocumentos Digitais- Principais diferenças entre documentos em suporte convencional e documentos arquivísticos digitais; - Aspectos da gestão:
    i – produção: aspectos de tecnologia (formatos), espaços de produção e status dos documentos, organização (classificação + ordenação);
    ii – manutenção e uso: controles de acesso, segurança, arquivamento, pesquisa e localização;
    iii – destinação final: eliminação e guarda permanente.
- Noções básicas de preservação digital; - Metadados.