segunda-feira, 2 de abril de 2018

Catálogo de Fotografias da Cidade da Serra


Resultado de uma pesquisa realizada com patrocínio da Lei Chico Prego que fomenta e valoriza a identidade e a produção cultural no município da Serra, a publicação “Patrimônio fotográfico: catálogo seletivo de fotografias da Serra” apresenta as imagens disponíveis em acervos públicos e privados que compõe as memórias fotográficas da cidade. O projeto busca oferecer aos pesquisadores e a população, em geral, com interesse na história cultural do Espirito Santo, o acesso às imagens e às informações do contexto fotográfico em questão.

Entre os acervos, existem coleções de fotografias, que compõem o acervo iconográfico e uma parte significativa se refere ao município da Serra, o que inclui imagens que compreendem o século XX, que, muitas vezes, o cidadão serrano não tem acesso, às vezes por desconhecimento, outras vezes pela acessibilidade aos documentos fotográficos somente serem possíveis in loco. Pensando em ampliar o acesso ao patrimônio fotográfico documental optamos por uma visão abrangente da descrição arquivística para elaborar um catálogo seletivo das imagens fotográficas referentes ao município no formato digital.

O projeto, bem como a publicação do catálogo em formato e-book, pretende dar maior visibilidade ao acervo fotográfico sobre a cidade, disponível nos arquivos públicos e privados, o qual compõe o patrimônio fotográfico da Serra. O acervo além de estar disponível em formato eletrônico estará acessível a população através do blog do projeto
 www.patrimoniofotograficodaserra.blogspot.com.br.


A pesquisa será apresentada ao público no dia 05 de abril de 2018, na Biblioteca de Valparaíso Av. Guarapari, 112 - Valpaiso - Serra – ES, com inscrições gratuitas e certificado de participação e contará com a seguinte programação:

16 horas – Mini-oficina Organização de Acervos Fotográficos (aberta ao público e com certificado).

19 horas – Palestra Imagem e Sociedade.

20 horas – Lançamento oficial da publicação – confraternização.





Informações sobre as inscrições na oficina e sobre o projeto:
André Malverdes
Telefone: (27) 99913-2761