sexta-feira, 14 de junho de 2019

Curso Organização de Acervos Fotográficos


INSTRUTOR/PROFESSOR:  André Malverdes (Departamento de Arquivologia/Câmara Técnica dos Documento Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais_CONARQ).


EMENTA DO CURSO: Promover a compreensão acerca do Tratamento e organização de acervos fotográficos (analógicos ou digitais), notadamente os pertencentes a conjuntos arquivísticos. metodologias descritivas para informação fotográfica, com ênfase na sistematização de metadados, bem como, a realização dos procedimentos para digitalização e difusão do acervo.

OBJETIVOS DO CURSO:
Þ Capacitar os interessados na organização e descrição de documentos fotográficos;
Þ Debater a utilização e preservação da fotografia em nossa sociedade, interrelacionando tais elementos à reflexão acerca da organização e disponibilização do documento fotográfico em diversas unidades informacionais, destacando a importância desses processos como formas de construção e manutenção de memória;
Þ Contextualizar diferentes metodologias de organização e descrição de fotografias.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: A história da imagem e da fotografia; a fotografia como fonte histórica, documento arquivístico; evidência, prova e memória; Discussão sobre estruturas de arranjo para fundos com documentos fotográficos; Leitura, identificação e descrição de documentos fotográficos; Tratamento arquivístico: classificação, avaliação, arranjo, descrição, digitalização e preservação.

PÚBLICO ALVO: Arquivistas, diretores, gestores, profissionais que atuam em setores de arquivo, biblioteca e museus de instituições públicas e privadas e demais profissionais interessados no assunto.

CARGA HORÁRIA: 4 (quatro) horas.

NÚMERO DE VAGAS: 40 (quarenta).

LOCAL: UFES – CEUNES – Auditório do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica.

VAGAS: 40.

DATA: 27/06/2019.

HORÁRIO: 14 ÀS 18 HORAS.

INSCRIÇÕES: Para realizar sua inscrição clique AQUI.

INFORMAÇÕES: aarqes@gmail.com.