terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Ana Flávia Magalhães Pinto é a nova diretora do Arquivo Nacional

Depois de quase um mês de expectativa, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciará hoje, 23, a historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto como nova diretora-geral do Arquivo Nacional. A ministra Esther Dweck confirmará, também, o novo status do AN, agora elevado à condição de secretaria da pasta.

Ana Flávia Magalhães Pinto é historiadora (com mestrado e doutorado na área) e jornalista, além de atuar como professora do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB) e de cursos de pós-graduação. De acordo com o currículo registrado na plataforma Lattes, a professora “desenvolve pesquisas articulando conhecimentos das áreas de História, Comunicação, Literatura e Educação”. A nova diretora será a primeira mulher negra a liderar a principal instituição arquivística brasileira.

O vasto currículo de Ana Flávia Magalhães Pinto e a importância de sua representatividade marcam uma explícita cisão do governo Lula com o perfil escolhido pelo governo anterior para dirigir o AN a partir de 2021 – o de um homem branco, desprovido de currículo e muito próximo aos círculos de poder. Por outro lado, a nomeação de Magalhães Pinto representa a manutenção de uma velha e aparentemente inquebrantável “tradição” brasileira: o AN segue sob a batuta de historiadores – e não de arquivistas.

Cabe lembrar que a ministra Esther Dweck prometeu integrar o Arquivo Nacional a um projeto maior de reforma do Estado brasileiro – garantindo à instituição seu papel de órgão de gestão. A escolha de uma profissional da área de História e que não tem experiência na condução de instituições arquivísticas representará um desafio a mais nesta jornada.

Ana Flávia Magalhães Pinto assume o Arquivo Nacional em um momento delicado para a instituição. Com uma equipe dividida e em constante conflito, caberá à nova diretora pacificar o AN desde dentro. A Associação dos Servidores do Arquivo Nacional (ASSAN) pede que a instituição seja “desbolsonarizada”, isto é, que os cargos de direção que foram distribuídos pelo último diretor, sejam entregues a outros trabalhadores. Ao mesmo tempo, pesam sobre o AN diversas polêmicas – na última semana, por exemplo, um servidor do órgão acusou o atual diretor-interino de perseguição política.

Além dos problemas internos, o AN também patina no que diz respeito ao seu papel enquanto instituição arquivística pública federal. Nos últimos anos, o órgão tem sido constantemente contestado a respeito de suas decisões no que tange à política de gestão de documentos da administração pública. Uma das muitas missões urgentes para a nova diretora.

Fonte:  Giro da Arquivo