sexta-feira, 8 de março de 2019

PALESTRAS E RESGATE DA HISTÓRIA DE MUNIZ FREIRE


Em comemoração ao aniversário de Muniz Freire começou, na ultima sexta-feira, dia 01/03, e se estenderá ao longo de todo mês de março, uma série de palestras sobre a história e cultura do município e da região sul capixaba.

As palestras fazem parte do projeto de Educação Patrimonial denominado "Estrada do Rubim" que procura resgatar a história da Estrada São Pedro de Alcântara (conhecida como Estrada do Rubim) e que foi utilizada como base para fixar os marcos da Rota Imperial, entre os municípios de Conceição de Castelo, Muniz Freire e Iúna.

O projeto é uma iniciativa da professora da UFES, Juliana Simonato, em parceria com a empresa Empório Capixaba, com recursos provenientes do Edital de Educação Patrimonial, da Secretaria de Estado do Cultura - SECULT.

As palestras terão como temas: Os indios e primeiros habitantes da região, as fazendas de café e a colonização do Rio Itapemirim, História e memória nos arquivos locais, Colonização, migração e imigração: a formação da cultura local. Tais exposições serão ministradas por profissionais que estudam ou estudaram a história da região.
Haverá também palestra sobre elaboração de projetos sociais e culturais para os alunos da Escola Braulio Franco.

Além disso, o público geral terá a oportunidade de participar de palestras sobre a Estrada do Rubim e a formação do município de Muniz Freire que se realizará ainda esse mês.