sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Documentário A Independência do Brasil narrada pelos arquivos

Projeto coordenado por docente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO, com direção de Walmor Pamplona, celebra o Bicentenário, em 2022.

As comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil ganharam um filme de arquivo que conta a história da Independência por meio de documentos manuscritos e de imagens em movimento, entre outros gêneros documentais. A Independência do Brasil narrada pelos arquivos, com roteiro e direção de Walmor Pamplona, está disponível nos canais do YouTube do Grupo de pesquisa MIDisC/UNIRIO (https://youtu.be/WqXnPkhbCc8) e do Arquivo Nacional (https://youtu.be/zFnfuQkUHGI). O projeto foi contemplado pelo edital FAPERJ/Bicentenário da Independência, com coordenação de Eliezer Pires da Silva, professor da UNIRIO e arquivista do Arquivo Nacional.

O documentário foi rodado no Arquivo Nacional, instituição fundada apenas 17 anos depois do fato histórico, que recolhe e guarda documentos que tratam do tema há 184 anos. O AN preserva milhares de documentos impressos e audiovisuais, incluindo decretos, ofícios, periódicos e correspondências acerca de acontecimentos anteriores e posteriores à proclamação da Independência.

Entrevistas com Eliezer Pires da Silva e com a historiadora Renata Vale conduzem o espectador pela história da nossa independência e revelam documentos raros e fascinantes guardados na instituição, como o juramento da Imperatriz Maria Leopoldina à Constituição do Império, manuscrito de 25 de março de 1824, em ótimo estado de conservação. O documentário também traz imagens de charges, periódicos, trechos de filmes de ficção (como o clássico Independência ou Morte, de 1972), de campanhas comemorativas dos diversos aniversários do evento, além de cenas do Rio de Janeiro, então capital do Império e, depois, da República.

“Não existia um documentário com a linguagem do cinema de arquivo que abordasse o tema sob esta estética, esta linguagem narrativa audiovisual. Neste sentido, A Independência do Brasil narrada pelos arquivos inova na abordagem do tema, lastreado no que há de mais consistente numa reconstituição ou reflexão histórica sobre a Independência, ao longo do tempo: as próprias fontes documentais que, nos últimos 200 anos, foram geradas em decorrência do processo histórico de independência do país”, comenta Walmor Pamplona, que fez mestrado no Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ), da UNIRIO, e atualmente é doutorando em Ciência da Informação da Universidade de Coimbra, em Portugal. A fotografia do documentário é de Pedro Rocha e a montagem de Filipe Peçanha.

A Independência do Brasil narrada pelos arquivos

Brasil, 2022. Cor. 77 min.

Direção e roteiro: Walmor Pamplona

Coordenação do projeto: Eliezer Pires da Silva

Fotografia: Pedro Rocha

Montagem: Filipe Peçanha

Produção: WP Conteúdo Realização: UNIRIO